Fui vítima de um golpe envolvendo PIX: o que devo fazer? #2

Estamos no auge das fraudes bancárias e precisamos não somente entender o que fazer e como se prevenir, mas também qual a postura a ser construída perante um problema destes.

Não quero te dizer que “é normal ser vítima de fraude hoje em dia”. Pelo contrário: você precisa ser forte e encarar o problema com a postura de uma pessoa batalhadora que enfrenta os dragões do dia a dia – para no final triunfar satisfeito por “combater o bom combate”.

Para te tranquilizar vou escrever abaixo uma súmulas mais importante do Direito Bancário, em que o Tribunal Superior de Justiça já estabeleceu que:

As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias. (Súmula 479 do STJ)

Siga os passos abaixo para buscar a devolução do seu dinheiro;


1) Primeiro passo: tenha um psicológico forte 

Tenho certeza que você já enfrentou problemas na vida muito maiores do que um fraude bancária.

É hora de ser maduro e agir para corrigir este problema e ter seu justo dinheiro devolvido.

Não vai adiantar você ficar falando mal do banco e muito menos ficar se culpando.

Siga os demais passos que listei abaixo:


2) Comunique imediatamente os DOIS bancos

Um erro comum das pessoas é comunicar apenas o seu banco pelo qual emitiu o PIX.

Telefone para o SAC das duas instituições:

• o seu banco de origem

• e o banco recebedor do PIX

Relate seu caso solicitando o bloqueio cautelar do PIX enviado.


3) Faça um Boletim de Ocorrência

Mude sua cabeça: é absolutamente normal ir ao fórum ou ir à Delegacia de Polícia.

Não pense no que os outros irão pensar de você: senão será vaidade sua, pois só estará preocupado com a sua imagem e não seu patrimônio.

Além disso você pode fazer um B.O. online mesmo. Se puder, faça no site da Polícia do Estado em que a fraude foi realizada.

Em São Paulo este é o link:

https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia/fraudeeestelionato/triagem-fraude-estelionato

4) Não se esqueça de anotar todos os protocolos

Além de anotar números de protocolos do seu atendimento telefônico, você também precisa tirar “printscreen” das telas contendo as informações do PIX enviado.

Caso você não tenha muito jeito com smartphone ou computador, peça para um familiar lhe ajudar!

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(Este artigo foi publicado originalmente por nós em https://marquetisoares.jusbrasil.com.br/artigos/1625381386/fui-vitima-de-um-golpe-envolvendo-pix-o-que-devo-fazer)